Desde o início da internet, um assunto é bastante debatido junto aos estudiosos da área: o texto na Web. Algumas orientações, já testadas, aos poucos se consolidam. É o que veremos a seguir:
O texto na web deve ser mais curto que o impresso
Devemos levar em conta que, devido à resolução da tela, a leitura via internet é mais lenta que a leitura de um jornal ou revista impressa. Assim, o texto na web deve ser mais curto, como afirma Jakob Nielsen, PhD e uma das maiores autoridades em desenho de interfaces e sites de internet do mundo.
Lembrando que o texto mais curto não implica numa notícia mais curta. Se o fato necessitar de mais conteúdo, o jornalista pode usar o hipertexto e permitir que o internauta escolha a notícia completa ou não.
Use links para tornar o texto completo
Se o webjornalista sentir a necessidade de enriquecer mais o seu texto, tornando-o mais completo, ele pode fazer uso de links (ver hipertexto). Esta é a grande diferença do texto na Web.
Escreva frases e parágrafos curtos
Um fenômeno que vem se consolidando ao longo dos séculos é a diminuição das frases. Na web, elas devem ser curtas, como também os parágrafos, que devem ter no máximo 5 ou 6 linhas. Assim, a leitura fica mais fácil e agradável.
Edite os textos quando importá-los
É um erro importar textos de uma publicação impressa, sem antes apurar as informações e, principalmente, editá-los.
Valorize intertítulos e subtítulos
Uma dica importante é valorizar os intertítulos e subtítulos, para dar dinamismo ao texto.
Como e quando usar a gramática?
É importante saber como e quando usar adjetivos, anos, aspas, endereços, horários, números, leads, parágrafos, verbos, entre outros. Para isso, visite nossa seção especial sobre o assunto.
Escreva em pirâmide invertida
A técnica da pirâmide invertida, informações mais importantes no início do texto, continua valendo para a internet.
Dê ao leitor o que ele pede
É imprescindível conhecer o perfil do seu leitor, assim você irá disponibilizar o que ele procura (ver Leitor Web).
Textos com qualidade ou quantidade?
O texto na Web pode escrito valorizando a quantidade aliado à velocidade (as notícias de minuto) ou à qualidade, de forma mais elaborada, com links, áudio, vídeo etc.
Planeje, pesquise, organize, escreva e edite o seu texto
Regra geral: o processo de redação é classificado em 5 etapas: planejamento, pesquisa, organização, escrita e reescrita [ou seja, edição]. O fato de a notícia ser feita para a web não implica em pular etapas.
Editar de qualquer lugar do mundo
A edição do conteúdo online não se esgota. Você pode acrescentar ou mudar algo a qualquer hora, de qualquer lugar do mundo.
Texto longo = histórias separadas
Se uma matéria for apresentada em mais de uma tela, escreva cada bloco como histórias separadas. Isso porque a gente não sabe qual a ordem que o leitor vai escolher depois da informação principal.
Hipertexto
O Hipertexto é constituído por nós (elementos de informação, parágrafos, páginas, imagens, seqüências musicais etc.) e elos entre esses nós indicando a passagem de um a outro.
Como utilizar o hipertexto?
Tudo deve ser usado com bom senso e de forma complementar. É necessário que haja sentido e permita ao usuário fazer a sua escolha de navegação.
Independência das ligações
Esta, aliás, é uma das principais características do hipertexto: a independência das ligações. Os links, por exemplo, podem ser clicados em qualquer ordem. O próprio internauta faz o caminho da informação.
Pense multimídia
O repórter web tem que pensar de maneira abrangente, multimídia, já imaginando o texto na tela, antes mesmo dele estar no ar.
Use links
O recurso mais poderoso do hipertexto é o link. Por isso, use este artifício sempre que for possível. Faça o usuário navegar através de conexões rápidas e inteligentes.
O hipertexto facilita a suíte
É possível explorar ainda mais as relações com o passado (suíte) de uma notícia, oferecendo informações de fundo ou lincando reportagens anteriores sobre o mesmo tema.
Um texto conectado a vários outros
O fundamento do hipertexto é a associação. Dar sentido a um texto é o mesmo que conectá-lo a outros textos. De maneira que os significados remetam-se uns aos outros.
Caminhos diferentes para a informação
Com o hipertexto, o caminho percorrido pelos leitores web, para captar a informação, irá diferir. Com isso, o entendimento de duas pessoas, acerca de um mesmo texto, pode ser bem diferente.
Textos editados a todo instante
Podemos dizer que o hipertexto faz com que a leitura se transforme em uma edição, uma montagem singular. Um lugar onde uma reserva de informação possível vem se realizar por seleção.
O hipertexto não existe apenas no computador
O hipertexto está presente até numa leitura de livro. Isso porque a partir do momento em que você está lendo um texto e é forçado a ver uma nota de rodapé, por exemplo, esta faz parte de um hipertexto.
Tripé Digital
Independentemente de ser Webjornal, existem três pontos fundamentais para a melhor aceitação de um site: navegabilidade, interatividade e arquitetura da informação.
Navegabilidade
Como melhorar a forma do internauta navegar por um site?
Interatividade
O que fazer para deixar o Webjornal mais interativo?
Arquitetura da Informação
Como organizar melhor as informações no site?
Veremos cada um desses pontos, a seguir:
Navegabilidade
» O que é Navegabilidade?
São as várias possibilidades de utilização de recursos que facilitem a navegação e localização dos usuários dentro do site. Aqui, entra a função do webdesign, responsável por facilitar essa navegação.
» O texto conduz o internauta pelo site
Na internet, texto e design trabalham juntos e buscam o mesmo objetivo: atrair o internauta e fazer com que ele visite o site. Mas, apesar do design ser fundamental, o texto tem um peso maior no interesse do internauta navegar por um website.
» O link bem utilizado facilita a navegabilidade de qualquer site
Quando se trata de internet, há um adicional e tanto: estamos lidando com o hipertexto. O link bem utilizado facilita a navegabilidade de qualquer site. O maior erro na utilização de um link dentro de um texto é o excesso. Não faça de um texto web uma estrada de atalhos, saídas e paradas.
» Evite links no início do texto, principalmente para sites externos
Evite links nas primeiras linhas de um texto. Primeiramente, capture a atenção do visitante e só depois lhe ofereça opções. Outra coisa: não coloque links para sites externos no corpo do texto. O leitor pode não voltar mais.
» O caminho mais curto para o internauta encontrar o que deseja
Os sistemas de navegação (menus, buscas, barras laterais, links etc.) devem ser apresentados de forma clara e harmoniosa (design), orientando o internauta para uma navegação tranqüila, sem interrupções ou mesmo caminhos sem volta.
Interatividade
» O que é Interatividade?
Segundo o dicionário Michaelis, interativo é o sistema multimídia em que um usuário pode executar um comando e o programa responde, ou controlar ações e a forma como o programa funciona. Funciona como uma troca.
» A internet permite uma interação muito maior com os usuários
Ele pode participar de fóruns de discussão com os editores, enviar sugestões de pauta via e-mail, participar das pesquisas e enquetes, ter acesso ao arquivo dos jornais, aprofundar-se em algum tema através de links, ver vídeos, ouvir sons etc.
» É preciso explorar mais o recurso interatividade da internet
Um estudo de análise de 44 jornais do Brasil, coordenado por Marcos Palácios, pesquisador do jornalismo online brasileiro, constatou que é preciso explorar mais o recurso interatividade da web.
Do geral, 95% dos jornais usam o e-mail para contato com o veículo. Muito bom! 41% oferecem enquetes com resultados. Bom! Mas, apenas 20% oferecem fórum de discussão e só 2% tem Chat. Péssimo! É preciso oferecer mais interatividade para o internauta e não se limitar a apenas esses itens.
» Imaginar o computador falando com o internauta
É necessário que o site propicie uma conversa entre o computador e o usuário durante a navegação. Deve-se permitir que todos os envolvidos na interação sejam agentes e participem ativamente na construção do produto final, sendo possível interferir em seu conteúdo.
» Exemplos de interatividade: E-mail, bate-papo, sugira uma pauta...
O ideal é disponibilizar mais de um e-mail de contato para os clientes. Outro serviço que pode ser disponibilizado é o "Sugira uma Matéria". Com ele o leitor pode sugerir pautas e assim participar da produção das reportagens. Ele é convocado a fornecer telefone, nomes de empresas e serviços, que pudessem servir de fontes para os jornalistas etc.
Alguns jornais, como forma de manter e aproximar cada vez mais o contato com os leitores, costumam ficar à disposição, em horários previamente divulgados para bater um papo em tempo real. O mesmo acontece com artistas, cantores e personalidades.
Arquitetura da informação
» O que é Arquitetura da Informação?
É a elaboração de um sistema de navegação fácil e funcional, que permite ao usuário trafegar pelo site com mais tranqüilidade, sem se perder em idas e vindas a partir de hiperlinks ou mesmo nos vários níveis de informação disponíveis.
» Priorize o que é mais importante
A organização do conteúdo de um site deve seguir níveis hierárquicos, priorizando o que é mais relevante para o seu público.
» A organização deve prever um gerenciamento do conteúdo
Atualizações, histórico de arquivos, novas implementações, estatísticas de acessos, monitoramento dos visitantes, interações entre áreas do conteúdo e entre os usuários, manutenção de links etc.
A essência da arquitetura da informação é desenhar a organização e o sistema de navegação que ajudam os usuários a encontrar o que procuram.
» Fornecer o que o usuário procura até no terceiro clique
Um site com boa arquitetura da informação terá como principal qualidade a característica de fornecer ao usuário o que ele está buscando no máximo em seu terceiro clique. O ideal é que se chegue à informação desejada já no segundo clique.
» Uma arquitetura personalizada para a informação
Quando um internauta acessa um site, ele define mentalmente sua própria hierarquia, independente de como o site esteja organizado. Por isso, é preciso disponibilizar várias formas de acesso às informações considerando as peculiaridades de cada usuário.
» Utilização simples e funcional
A usabilidade do webjornal também deve ser levada
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