segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Texto na Web


 

Desde o início da internet, um assunto é bastante debatido junto aos estudiosos da área: o texto na Web. Algumas orientações, já testadas, aos poucos se consolidam. É o que veremos a seguir:

O texto na web deve ser mais curto que o impresso

     Devemos levar em conta que, devido à resolução da tela, a leitura via internet é mais lenta que a leitura de um jornal ou revista impressa. Assim, o texto na web deve ser mais curto, como afirma Jakob Nielsen, PhD e uma das maiores autoridades em desenho de interfaces e sites de internet do mundo.

     Lembrando que o texto mais curto não implica numa notícia mais curta. Se o fato necessitar de mais conteúdo, o jornalista pode usar o hipertexto e permitir que o internauta escolha a notícia completa ou não.

Use links para tornar o texto completo

     Se o webjornalista sentir a necessidade de enriquecer mais o seu texto, tornando-o mais completo, ele pode fazer uso de links (ver hipertexto). Esta é a grande diferença do texto na Web.

Escreva frases e parágrafos curtos

     Um fenômeno que vem se consolidando ao longo dos séculos é a diminuição das frases. Na web, elas devem ser curtas, como também os parágrafos, que devem ter no máximo 5 ou 6 linhas. Assim, a leitura fica mais fácil e agradável.

Edite os textos quando importá-los

     É um erro importar textos de uma publicação impressa, sem antes apurar as informações e, principalmente, editá-los.

Valorize intertítulos e subtítulos

     Uma dica importante é valorizar os intertítulos e subtítulos, para dar dinamismo ao texto.

Como e quando usar a gramática?

     É importante saber como e quando usar adjetivos, anos, aspas, endereços, horários, números, leads, parágrafos, verbos, entre outros. Para isso, visite nossa seção especial sobre o assunto.

Escreva em pirâmide invertida

     A técnica da pirâmide invertida, informações mais importantes no início do texto, continua valendo para a internet.

Dê ao leitor o que ele pede

      É imprescindível conhecer o perfil do seu leitor, assim você irá disponibilizar o que ele procura (ver Leitor Web).

Textos com qualidade ou quantidade?

     O texto na Web pode escrito valorizando a quantidade aliado à velocidade (as notícias de minuto) ou à qualidade, de forma mais elaborada, com links, áudio, vídeo etc.


Planeje, pesquise, organize, escreva e edite o seu texto

     Regra geral: o processo de redação é classificado em 5 etapas: planejamento, pesquisa, organização, escrita e reescrita [ou seja, edição]. O fato de a notícia ser feita para a web não implica em pular etapas.

Editar de qualquer lugar do mundo

     A edição do conteúdo online não se esgota. Você pode acrescentar ou mudar algo a qualquer hora, de qualquer lugar do mundo.

Texto longo = histórias separadas

     Se uma matéria for apresentada em mais de uma tela, escreva cada bloco como histórias separadas. Isso porque a gente não sabe qual a ordem que o leitor vai escolher depois da informação principal.

 

Hipertexto

 

O Hipertexto é constituído por nós (elementos de informação, parágrafos, páginas, imagens, seqüências musicais etc.) e elos entre esses nós indicando a passagem de um a outro.

Como utilizar o hipertexto?

     Tudo deve ser usado com bom senso e de forma complementar. É necessário que haja sentido e permita ao usuário fazer a sua escolha de navegação.

Independência das ligações

     Esta, aliás, é uma das principais características do hipertexto: a independência das ligações. Os links, por exemplo, podem ser clicados em qualquer ordem. O próprio internauta faz o caminho da informação.

Pense multimídia

     O repórter web tem que pensar de maneira abrangente, multimídia, já imaginando o texto na tela, antes mesmo dele estar no ar.

Use links

     O recurso mais poderoso do hipertexto é o link. Por isso, use este artifício sempre que for possível. Faça o usuário navegar através de conexões rápidas e inteligentes.

O hipertexto facilita a suíte

     É possível explorar ainda mais as relações com o passado (suíte) de uma notícia, oferecendo informações de fundo ou lincando reportagens anteriores sobre o mesmo tema.

Um texto conectado a vários outros

     O fundamento do hipertexto é a associação. Dar sentido a um texto é o mesmo que conectá-lo a outros textos. De maneira que os significados remetam-se uns aos outros.

Caminhos diferentes para a informação

     Com o hipertexto, o caminho percorrido pelos leitores web, para captar a informação, irá diferir. Com isso, o entendimento de duas pessoas, acerca de um mesmo texto, pode ser bem diferente.

Textos editados a todo instante

     Podemos dizer que o hipertexto faz com que a leitura se transforme em uma edição, uma montagem singular. Um lugar onde uma reserva de informação possível vem se realizar por seleção.

O hipertexto não existe apenas no computador

      O hipertexto está presente até numa leitura de livro. Isso porque a partir do momento em que você está lendo um texto e é forçado a ver uma nota de rodapé, por exemplo, esta faz parte de um hipertexto.

 

Tripé Digital

 

Independentemente de ser Webjornal, existem três pontos fundamentais para a melhor aceitação de um site: navegabilidade, interatividade e arquitetura da informação.

Navegabilidade
   Como melhorar a forma do internauta navegar por um site?


Interatividade
   O que fazer para deixar o Webjornal mais interativo?


Arquitetura da Informação
   Como organizar melhor as informações no site?

 

 

Veremos cada um desses pontos, a seguir:

 

Navegabilidade


» O que é Navegabilidade?

     São as várias possibilidades de utilização de recursos que facilitem a navegação e localização dos usuários dentro do site. Aqui, entra a função do webdesign, responsável por facilitar essa navegação.

 

» O texto conduz o internauta pelo site

     Na internet, texto e design trabalham juntos e buscam o mesmo objetivo: atrair o internauta e fazer com que ele visite o site. Mas, apesar do design ser fundamental, o texto tem um peso maior no interesse do internauta navegar por um website.


» O link bem utilizado facilita a navegabilidade de qualquer site

     Quando se trata de internet, há um adicional e tanto: estamos lidando com o hipertexto. O link bem utilizado facilita a navegabilidade de qualquer site. O maior erro na utilização de um link dentro de um texto é o excesso. Não faça de um texto web uma estrada de atalhos, saídas e paradas.


» Evite links no início do texto, principalmente para sites externos

     Evite links nas primeiras linhas de um texto. Primeiramente, capture a atenção do visitante e só depois lhe ofereça opções. Outra coisa: não coloque links para sites externos no corpo do texto. O leitor pode não voltar mais.


» O caminho mais curto para o internauta encontrar o que deseja

     Os sistemas de navegação (menus, buscas, barras laterais, links etc.) devem ser apresentados de forma clara e harmoniosa (design), orientando o internauta para uma navegação tranqüila, sem interrupções ou mesmo caminhos sem volta.

 

Interatividade


» O que é Interatividade?

     Segundo o dicionário Michaelis, interativo é o sistema multimídia em que um usuário pode executar um comando e o programa responde, ou controlar ações e a forma como o programa funciona. Funciona como uma troca.


» A internet permite uma interação muito maior com os usuários

     Ele pode participar de fóruns de discussão com os editores, enviar sugestões de pauta via e-mail, participar das pesquisas e enquetes, ter acesso ao arquivo dos jornais, aprofundar-se em algum tema através de links, ver vídeos, ouvir sons etc.


» É preciso explorar mais o recurso interatividade da internet

     Um estudo de análise de 44 jornais do Brasil, coordenado por Marcos Palácios, pesquisador do jornalismo online brasileiro, constatou que é preciso explorar mais o recurso interatividade da web.

     Do geral, 95% dos jornais usam o e-mail para contato com o veículo. Muito bom! 41% oferecem enquetes com resultados. Bom! Mas, apenas 20% oferecem fórum de discussão e só 2% tem Chat. Péssimo! É preciso oferecer mais interatividade para o internauta e não se limitar a apenas esses itens.

 

» Imaginar o computador falando com o internauta

     É necessário que o site propicie uma conversa entre o computador e o usuário durante a navegação. Deve-se permitir que todos os envolvidos na interação sejam agentes e participem ativamente na construção do produto final, sendo possível interferir em seu conteúdo.


» Exemplos de interatividade: E-mail, bate-papo, sugira uma pauta...

     O ideal é disponibilizar mais de um e-mail de contato para os clientes. Outro serviço que pode ser disponibilizado é o "Sugira uma Matéria". Com ele o leitor pode sugerir pautas e assim participar da produção das reportagens. Ele é convocado a fornecer telefone, nomes de empresas e serviços, que pudessem servir de fontes para os jornalistas etc.

     Alguns jornais, como forma de manter e aproximar cada vez mais o contato com os leitores, costumam ficar à disposição, em horários previamente divulgados para bater um papo em tempo real. O mesmo acontece com artistas, cantores e personalidades.

 

Arquitetura da informação


» O que é Arquitetura da Informação?

     É a elaboração de um sistema de navegação fácil e funcional, que permite ao usuário trafegar pelo site com mais tranqüilidade, sem se perder em idas e vindas a partir de hiperlinks ou mesmo nos vários níveis de informação disponíveis.


» Priorize o que é mais importante

     A organização do conteúdo de um site deve seguir níveis hierárquicos, priorizando o que é mais relevante para o seu público.


» A organização deve prever um gerenciamento do conteúdo

     Atualizações, histórico de arquivos, novas implementações, estatísticas de acessos, monitoramento dos visitantes, interações entre áreas do conteúdo e entre os usuários, manutenção de links etc.

     A essência da arquitetura da informação é desenhar a organização e o sistema de navegação que ajudam os usuários a encontrar o que procuram.


» Fornecer o que o usuário procura até no terceiro clique

     Um site com boa arquitetura da informação terá como principal qualidade a característica de fornecer ao usuário o que ele está buscando no máximo em seu terceiro clique. O ideal é que se chegue à informação desejada já no segundo clique.


» Uma arquitetura personalizada para a informação

     Quando um internauta acessa um site, ele define mentalmente sua própria hierarquia, independente de como o site esteja organizado. Por isso, é preciso disponibilizar várias formas de acesso às informações considerando as peculiaridades de cada usuário.


» Utilização simples e funcional

     A usabilidade do webjornal também deve ser levada em consideração. Trata-se da facilidade de utilização do site; a busca de soluções para um site que, muitas vezes, é baseada na simplicidade e na funcionalidade.

 

Nenhum comentário: