quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Etica dos Derwiches

Recordo que em minha infância, me inclinava à religiosidade e estava ansioso por gratificar-me com atos de piedade e abstinência. Uma vez passei a noite toda em oração, sem dormir nem por um só momento e sustentando o Alcorão sobre minhas pernas, enquanto todos ao meu redor dormiam. Disse ao meu pai: "Ninguém levanta a cabeça do sono para rezar, dormem tão profundamente que se poderia dizer que estão mortos." Ele respondeu: "Meu filho, para você, seria melhor dormir do que encontrar a falta dos outros."

O homem pretensioso vê somente a si mesmo, pois tem uma cortina de vaidade diante de seus olhos. Se tão somente tivesse os olhos de Alláh, não verias ninguém mais desvalido que tu mesmo!

(Saadi de Shiraz, al-Gulistan)

Nenhum comentário: