terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Café ou a Xícara?



Um grupo de alunos, muito bem sucedidos na carreira, se reuniu para visitar um velho professor universitário. A conversa logo se transformou numa torrente de reclamações sobre o estresse do trabalho e da vida.

Oferecendo um café aos visitantes, o professor foi à cozinha e retornou com um grande bule de café e uma variedade de xícaras - de porcelana, plástico, vidro, cristal, algumas sem adornos, outras caríssimas, algumas magníficas - e dizendo a todos que ficassem à vontade para se servirem.

Depois de todos os estudantes se servirem com uma xícara de café, o professor disse:

'Não sei se vocês notaram que vocês pegaram todas as xícaras bonitas, e deixaram de lado as simples e as baratas. Apesar de parecer normal para vocês desejarem sempre o melhor para si próprios, percebam que esta é a origem dos seus problemas e do seu estresse.Estejam certos de que a xícara em si não acrescenta nada à qualidade do café. Na maioria dos casos, ela simplesmente é algo mais caro, e em outros até esconde um sabor duvidoso. O que todos vocês queriam era o café, e não a xícara, mas optaram conscientemente pelas melhores xícaras e depois começaram a olhar uns para as xícaras dos outros.

Agora, considerem isto:

A vida é o café, e nossos empregos, as nossas casas, os carros, as coisas, o dinheiro e a posição social são as xícaras. Tudo isto não passa de ferramentas nas quais derramamos a nossa vida, e o tipo de xícara que temos não define, nem modifica a qualidade da vida que levamos. Muitas vezes, ao nos concentrarmos somente na xícara, deixamos de saborear o café que Deus nos serviu. Deus nos preparou um café gostoso, não as xícaras. Saboreie o seu café.'


Nenhum comentário: