segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Comercial WEB


 

Aos poucos, o setor comercial das empresas jornalísticas, em geral, vão se estruturando para atender a internet. Algumas formas de se obter lucro pela Web já estão se consolidando. Vejamos:

Não a cobrança por informações!

     A internet conquistou o mundo, principalmente, por que a informação que nela está disponível fica livre para que qualquer pessoa possa acessá-la gratuitamente. Por isso, sabe-se que os internautas não estão dispostos a pagar para acessar versões digitais de jornais e revistas na Web.

      De acordo com Steve Outing, consultor sobre publicações na internet e colunista, radicado nos EUA, isto poderia afugentar as pessoas que irão preferir acessar outro jornal com a mesma informação, sendo gratuita.


Alternativa nº 1: Anúncios Publicitários

     O modelo que melhor se adaptou até agora ao mercado jornalístico na internet foi a compensação de gastos com serviços online gratuitos através das receitas geradas pela veiculação de anúncios publicitários. Os banners animados, por exemplo, já representam a maioria das propagandas veiculadas em publicações digitais.


Alternativa nº 2: Classificados Online

     Outra importante fonte de receitas das publicações digitais está nos serviços de classificados online. Assim como nos jornais impressos, o negócio de classificados também pode ser bastante lucrativo na internet. Basta saber utilizá-lo.


Alternativa nº 3: Atuar como provedor de acesso

     Atuar como provedor de acesso à internet também é outra maneira de gerar mais receitas com empreendimentos online. Primeiro por que vai dar o suporte operacional necessário ao jornal online e segundo por que vai aumentar o faturamento da empresa com os usuários que contratarem o serviço.


Alternativa nº 4: Pagamento por serviços especiais

     Existe também a possibilidade de o leitor pagar por serviços especiais oferecidos pelo Webjornal. Um sistema de busca, por exemplo. Não é preciso ter uma taxa para ser usado, mas apenas uma parte do conteúdo fica disponível. Se o leitor se interessar pelo assunto completo ele pagará uma certa quantia por isso. Outros serviços que estão se consolidando pelo sistema de cobrança na Web são os clippings personalizados e o acesso ao arquivo completo do webjornal.


Problemas a serem enfrentados: a resistência do leitor e a lucratividade a partir de pequenos pagamentos

     Segundo André Manta, autor do Guia do Jornalismo na Internet, o sistema de cobrança por serviços especiais parece ser uma forma justa de pagamento. Mas ele afirma que para este modelo se consolidar é preciso superar dois problemas: a dificuldade de se transferir pequenas quantias pela Web de forma lucrativa e superar o fato de que as pessoas não estão acostumadas a pagar pela informação na internet.


Por trás de um grande negócio tem um grande negociador!

     Vale salientar que os webjornais nascidos de organizações jornalísticas sólidas (no caso do UOL, a partir do grupo Abril) já possuem uma base de sustentação natural. Isso também acontece com sites financiados por grupos empresariais de grande porte, que não são necessariamente de comunicação. É o caso da IG (Internet Grátis). Mesmo assim, é preciso ter uma forma de captar novos recursos e fazer com que o veículo se mantenha sozinho.


Estar na internet para não ficar fora do mercado

     É importante salientar que o aumento do número de webjornais por parte dos empresários da comunicação está mais relacionado a razões de planejamento operacional do que a uma intenção de aumentar os lucros da empresa, embora isto possa acontecer.

                        

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