segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Afinal, quem é o leitor de internet?



     É difícil responder a essa pergunta. Uma luz talvez seja o estudo feito pela jornalista Luciana Moherdaui, editora do Guia do Estilo Web. Ela aplicou alguns questionários de pesquisa*, a estudantes de comunicação de São Paulo, para traçar um perfil do leitor web. Em linhas gerais, o estudo diz que a maioria dos entrevistados:

a) Afirma que a notícia tem que evidenciar o título das matérias.

b) Gasta de 15 a 30 minutos para se atualizar em sites de notícias.

c) Ao receber informação pela internet, procura informações mais detalhadas em veículos tradicionais.

d) Prefere ler notícias organizadas em blocos de texto, com recursos de hipertexto.

e) Prefere o texto objetivo e sem adjetivos desnecessários.

f) Diz ler jornais na internet.

g) Tem acesso à internet, sendo 47% de casa e 34% da universidade.

h) Passou a assistir a menos TV desde que acessou a Web.

i) Usa a internet para acessar a conta de e-mail e para pesquisar.


Nenhum comentário: