segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

SIGNIFICADO PISICOLÓGICO DAS CORES


 

Há mais ou menos cem anos é que a humanidade começou a usar a cor com a intensidade com que o faz hoje.

 

O número de corantes e pigmentos que eram conhecidos antes do século XIX era muito reduzido. Tinham origem orgânica e custavam muito. Só os indivíduos com mais recursos podiam usá-los.

 

A síntese dos corantes de anilina, os derivados do alcatrão de hulha e os óxidos metálicos alteraram bastante os processos de elaboração de cores.

 

A cor sempre fez parte da vida do homem: sempre houve o azul do céu, o verde das árvores, o vermelho do por do sol. Mas agora há, também, a cor feita pelo homem: tintas, papéis de parede, tecidos, cinema e TV em cores.

 

Já vimos que a reação do indivíduo à cor é uma maneira particular e subjetiva e relacionada a vários fatores. Entretanto, os psicólogos estão de comum acordo quando atribuem certos significados a determinadas cores que são básicas para qualquer indivíduo que viva dentro da nossa cultura.

 

O homem se adapta à natureza circundante e sente as cores que o seu cérebro aceita e que chegaram a ele numa determinada dimensão de onda desde o seu nascimento. Esta dimensão de onda deixa sempre seu vestígio impresso em cada ser animal, vegetal ou mineral.

 

As cores constituem estímulos psicológicos para a sensibilidade humana, influindo no indivíduo, para gostar ou não de algo, para negar ou afirmar, para se abster ou agir. Muitas preferências sobre as cores se baseiam em associações ou experiências agradáveis tidas no passado e, portanto, torna-se difícil mudarem as preferências sobre as mesmas.

 

Na realidade, os estudos e as pesquisas realizados por eminentes psicólogos e especialistas em cores (30) propiciaram um claro esquema de significação das cores. Queremos nos referir às investigações destes últimos quarenta anos. Mas desde a Antigüidade o homem tem dado um significado psicológico às cores e, a rigor, não tem havido diferença interpretativa no decorrer dos tempos. Simplesmente, a ciência conta hoje com métodos, processos e equipamentos especializados para comprovar como o homem vive de acordo com a natureza. A ciência experimental permitiu determinar fatos, formular hipóteses e teorias, solucionar problemas atribuídos à natureza humana, seja no seu aspecto psíquico, seja no fisiológico.

 

As cores fazem parte da vida do homem porque são vibrações do cosmo que penetram em seu cérebro para continuar vibrando e impressionando sua psique, para dar um som e um colorido ao pensamento e às coisas que o rodeiam; enfim, para dar sabor à vida, ao ambiente. É uma dádiva que lhe oferece a natureza na sua existência terrena.

 

Portanto, eis o que os cientistas estabelecem a respeito do significado psicológico das cores:

 

SENSAÇÕES CROMÁTICAS

 

BRANCO

 

 

 

 

PRETO

 

 

 

 

CINZA

 

 

 

VERMELHO

 

 

 

LARANJA

 

 

 

 

 

AMARELO

 

 

 

VERDE

 

 

 

 

AZUL

 

 

ROXO

 

 

MARROM

 

PÚRPURA

 

 

VERDE

 

ROXA

VIOLETA

·                     Associação material – batismo, casamento, cisne, lírio, primeira comunhão, neve, nuvens em tempo claro, areia clara.

·                     Associação afetiva – ordem, simplicidade, limpeza, bem, pensamento, juventude, otimismo, piedade, paz, pureza, inocência, dignidade, afirmação, modéstia, deleite, despertar.

·                     Associação material – sujeira, sombra, enterro, noite, carvão, fumaça, condolência, morto.

·                     Associação afetiva – mal, miséria, pessimismo, sordidez, tristeza, frigidez, desgraça, dor, temor, negação, melancolia, opressão, angústia. É expressivo e angustiante ao mesmo tempo. É alegre combinado com certas cores.

·                     Associação material – pó, chuva, ratos, neblina, máquinas, mar sob tempestade.

·                     Associação afetiva – tédio, tristeza, decadência, velhice, desânimo, seriedade, sabedoria, passado, finura, pena.

·                     Associação material – rubi, cereja, guerra, luta, sinal de parada, perigo, vida, Sol, fogo, chama, sangue, combate, lábios, mulher, feridas, rochas vermelhas.

·                     Associação afetiva – dinamismo, força, baixeza, energia, revolta, movimento, barbarismo, coragem, furor, esplendor, intensidade, paixão, vulgaridade, poderio, vigor, glória, calor, violência, dureza, excitação, ira, interdição.

(corresponde ao vermelho moderado).

·                     Associação material – outono, laranja, fogo, por do sol, luz, chama, calor, festa, perigo.

·                     Associação afetiva – força, luminosidade, dureza, euforia, energia, alegria, advertência, tentação.

·                     Associação material – flores grandes, terra argilosa, palha, luz, topázio, verão, limão, chinês.

·                     Associação afetiva – iluminação, conforto, alerta, gozo, ciúme, orgulho, esperança.

·                     Associação material – umidade, frescor, diafaneidade, primavera, bosque, águas claras, folhagem, tapete de jogos, mar, verão, planície.

·                     Associação afetiva – adolescência, bem-estar, paz, saúde, ideal, abundância, tranqüilidade, segurança, natureza, equilíbrio, esperança, serenidade, juventude, suavidade, crença.

·                     Associação material – montanhas longínquas, frio, mar, céu, gelo.

·                     Associação afetiva – espaço, viagem, verdade, sentido, intelectualidade, paz, advertência, precaução, serenidade, infinito, meditação.

·                     Associação material – noite, janela, igreja, aurora, sonho, mar profundo.

·                     Associação afetiva – fantasia, mistério, profundidade, eletricidade, dignidade, justiça, egoísmo, grandeza, misticismo, espiritualidade, delicadeza, calma.

·                     Associação material – terra, águas lamacentas, outono, doença.

·                     Associação afetiva – pesar, melancolia.

·                     Associação material – estima, valor, dignidade.

 

É interessante observar que a cor

·                     Associação material – ativa a memória e favorece o desencadeamento de paixões.

·                     possui forte poder microbicida.

·                     Tem o poder de sonífero.

 

 

GOSTO DO CONSUMIDOR, COR E EMBALAGEM DO PRODUTO

 

·  café: marrom-escuro com toque de laranja ou vermelho;

·  chocolate: marrom-claro ou vermelho-alaranjado;

·  leite: azul em vários tons, às vezes com um toque de vermelho;

·  gorduras vegetais: verde-claro e amarelo não muito forte;

·  carnes enlatadas: cor do produto em fundo vermelho, às vezes com um toque de verde;

·  leite em pó: azul e vermelho, amarelo e verde com toque de vermelho;

· frutas e compotas em geral: cor do produto em fundo vermelho com toque de amarelo, às vezes;

· doces em geral: vermelho-alaranjado;

· açúcar: “branco” e azul, com toques de vermelho, letras vermelhas e “pretas”;

· massas alimentícias: produto em transparência com uso de celofane, embalagem vermelha, “branca”, amarelo-ouro e às vezes com toques de azul;

· chá e mate: vermelho – “branco” - marrom;

· queijos: azul-claro, vermelho e “branco”, amarelo-claro;

· sorvetes: laranja, azul-claro, amarelo-ouro;

· óleos e azeites: verde, vermelho e toques de azul;

· iogurte: “branco” e azul;

· cerveja: amarelo-ouro, vermelho e “branco”;

· detergentes: rosa, azul-turquesa, azul, cinza-esverdeado e branco-azulado;

· ceras: tons de marrom e “branco”;

· inseticidas: amarelo e “preto”, verde-escuro;

· desinfetantes: vermelho e “branco”, azul-marinho;

· desodorantes: verde, “branco”, azul com toques de vermelho ou roxo;

· sais de banho: verde-claro, “branco”;

· bronzeadores: laranja, vermelho-magenta;

· dentifrícios: azul e “branco”, verde com “branco” e toques de vermelho;

· cosméticos: azul-pastel, rosa e amarelo-ouro;

· perfumes: roxo, amarelo-ouro e prateado;

· produtos para bebês: azul e rosa em tons suaves;

· remédios em geral: azul-claro, marrom, “branco” e vermelho, dependendo do tipo medicinal, estimulante ou repousante;

· lâminas de barbear: azul-claro ou forte, vermelho e preto;

· cigarros: depende muito do tipo de público – branco e vermelho, branco e azul com toque de amarelo-ouro, branco e verde, branco e ouro.

 

Além desses há muitos outros produtos incluídas as bebidas cujos rótulos procuram em geral chamar a atenção do consumidor pelo seu toque de distinção através de cores suaves, para demonstrar a suavidade e a pureza dos líquidos. Certos rótulos dourados indicam muitas vezes a nobreza dos produtores relacionada ao produto oferecido.

 

O publicitário nunca deve se esquecer de que todas essas informações, apesar de relativas, são válidas por serem fruto da observação diária e constante, e algumas com resultados comprovados.

 

O que existe de real são pequenas pesquisas isoladas, realizadas por indústrias produtoras relacionadas à dificuldade de fixar em definitivo embalagens de produtos para um grande mercado. As próprias indústrias também questionam, às vezes, as razões da queda de um produto por motivos misteriosos. Teria sido a embalagem a causa?

 

É bom atentar ainda para o fator talvez mais importante da embalagem: ela deve ser um apelo motivacional. Qualquer publicitário sabe, hoje, que não se vende uma mercadoria; vende-se uma idéia, isto é, uma maneira de satisfazer um desejo, de preencher uma necessidade.

 

A cor na embalagem pode atingir o indivíduo na sua necessidade de se alimentar, no seu desejo de possuir saúde ou prestígio, ou personalidade, ou ainda aparência jovem.

 

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