segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Online x Impresso


 

O meio online vai substituir o impresso? Como deve ser o relacionamento entre os profissionais das duas áreas? Quais são as vantagens de cada um? Esclarecendo...

O meio online não vai substituir o impresso.

     Segundo Steve Outing, consultor sobre publicações na internet e colunista, radicado nos EUA, os jornais digitais não irão substituir as edições impressas. Eles representam um importante instrumento complementar para as empresas jornalísticas. Outing, no entanto, acredita que a circulação dos produtos impressos tende a diminuir no futuro.


As vantagens do jornalismo ONLINE 1: Interatividade

     Os jornais digitais são mais interativos que os seus concorrentes impressos. Os custos de produção e distribuição, geralmente muito elevados nas publicações tradicionais, são reduzidos sensivelmente na internet.


As vantagens do jornalismo ONLINE 2: Complementação

     Na web, os artigos e reportagens podem ser complementados com informações adicionais que não teriam espaço nas edições em papel. As notícias podem ser atualizadas várias vezes durante o dia e acessadas instantaneamente por leitores em qualquer lugar do mundo.


As vantagens do jornalismo ONLINE 3: Serviços especiais

     No webjornalismo, há também a possibilidade de se implantar serviços especiais, como consulta a bancos de dados com arquivos das edições passadas, classificados online, programas de busca, fóruns de discussão abertos ao público, canais de bate-papo em tempo real e muitos outros.


As vantagens do jornalismo IMPRESSO 1: Praticidade

     Uma das vantagens do jornal impresso está no fato de que por mais que seja a evolução das telas dos computadores no futuro (leves, portáteis, de cristal líquido), elas jamais terão a capacidade do jornal de serem dobradas ou enroladas e levadas por toda parte. É o que afirma Leo Bogart, sociólogo e consultor da Newspaper Association of América.


As vantagens do jornalismo IMPRESSO 2: Leitura visual rápida

     Outra vantagem do jornalismo impresso diz respeito à interface do seu formato, que possibilita ao leitor visualizar todas as matérias de forma rápida e eficiente, simplesmente passando as páginas. A visão pode captar uma grande quantidade de informações num rápido olhar, sejam elas relevantes ou não.


As vantagens do IMPRESSO 3: Informação de fácil acesso

     No meio online, dependendo do design de navegação do site, do tráfego de dados nas infovias e da velocidade de conexão, ler uma publicação digital pode tomar muito tempo do usuário. O que não acontece no impresso. As informações estão em fácil acesso. Basta apenas folhear!


A notícia do impresso deve ser reformulada para a Web

     Se a equipe do jornal impresso passar uma notícia para a versão online, essa deve ser reformulada. O webjornalista deve pegar os dados essenciais da matéria impressa e adequá-la à internet. Assim se divulga a informação sem prejudicar a versão impressa que sairá no dia seguinte.


O ideal é ter um trabalho unificado e contínuo

     O mais indicado é que as equipes das versões impressa e online de um mesmo jornal desenvolvam um trabalho unificado e contínuo. A redação online precisa acompanhar as pautas de impresso e sinalizar para os repórteres as coisas que eles podem passar para eles em termos de informação e vice-versa. Isso deve ocorrer ao longo do dia, entrando em contato pelo rádio, por telefone etc., sempre que houver informação nova.


Uma boa relação gera bons resultados para os dois meios

     Quando as equipes de impresso e online têm uma boa relação, existe uma colaboração muito grande que acaba valorizando os dois veículos. Se uma equipe souber de uma informação antes da outra, deverá passá-la, valorizando assim a empresa e deixando de lado uma competitividade prejudicial à informação.


O deadline na Web acontece a todo instante

     No meio online, o deadline (como é chamado o horário de fechamento das edições impressas) é a todo momento. A instantaneidade também. A notícia acontece e logo tem que entrar no ar pela internet. No impresso ela só estará disponível para o leitor no outro dia.

 

Tendências

 

Nunca um meio de comunicação evoluiu numa velocidade tão rápida como a internet. Por isso, apresentamos algumas tendências do webjornalismo para um futuro - que acreditamos ser - não muito distante.

O acesso mais intenso à internet mudará a forma de se fazer jornalismo online

     Para a editora do jornal "A Tarde Online", Tatiana Lima, o webjornalismo caminha para a exploração mais intensa da interatividade e multimídia. Ela acredita também que à medida que a informática ficar mais popular e as pessoas terem mais acesso à internet, surgirão outras demandas de pauta, cobertura e colaborações.


Acesso mais rápido = Atualização mais rápida

     O jornalismo online tem crescido muito, assim como o número de pessoas que estão se conectando à Rede. A velocidade de acesso está cada vez maior e o tempo de atualização dos webjornais, por exemplo, fica cada vez menor, proporcionando uma diferença mínima entre a ocorrência do fato e a recepção da notícia.


Informação instantânea e imagens em tempo real

     As transmissões da Copa do Mundo de Futebol de 1998, na França, serviram de exemplo do que provavelmente será o jornalismo online no futuro. Os resultados eram dados instantaneamente no site oficial, interligando vários servidores espalhados pelo país. Além disso, o site da CBF continha câmeras posicionadas no hotel de concentração do time brasileiro, transmitindo imagens em tempo real.


A Banda Larga traz consigo o verdadeiro jornalismo online

     Segundo Bruno Rodrigues, colunista do site "Jornalistas da Web" e autor do livro Webriting - Pensando o Texto para a Mídia Digital, o verdadeiro jornalismo online só existirá quando todos nós tivermos possibilidade de usar a banda larga com os benefícios que ela nos possibilita. Tais como: o uso do vídeo, do áudio e da animação sem grandes preocupações com o "carregando...".


As notícias serão personalizadas à preferência do leitor

     Outra grande tendência do jornalismo online nos próximos anos é a personalização da informação cada vez mais evidente. Na era da pós-informação, tudo é feito por encomenda, extremamente personalizado. Por isso, o Newsletter - boletim que o usuário recebe com notícias selecionadas após cadastro de e-mail - é considerado um instrumento poderoso da Web.


O limite dos usuários pode adiar as mudanças de um webjornal

     Até que os novos recursos tecnológicos se firmem no mercado, como é o caso da banda larga, é preciso ter uma certa precaução. Saber se os usuários possuem browsers que suportam essas novas tecnologias é um bom começo! Isso porque, o fato de as tecnologias existirem não quer dizer que os usuários poderão possui-las imediatamente. Assim, é melhor esperar um pouco e abusar da criatividade!


Os blogs se multiplicam numa velocidade incrível!

     
Os WebLogs – conhecidos popularmente como blogs - são diários virtuais, onde você poderá disponibilizar pensamentos, idéias e tudo o que imaginar na internet. São fáceis de serem produzidos, geralmente são direcionados a um tema específico e possuem espaço para fórum de discussão sobre o mesmo. O seu crescimento está ligado, entre outros motivos, a existência de sites que se propõem a auxiliar o internauta na produção de seus blogs, como por exemplo o www.weblogger.com.br .

 

As televisões online ganharão destaque na Web

     No webjornalismo, o que com certeza se tornará mais comum são as informações multimídia complementares, afirma o diretor de conteúdo do site "Jornalistas da Web", Mário Lima Cavalcanti. "Creio que o número de televisões feitas para o meio online, inclusive com grades de programação e segmentos, crescerá bastante", complementa.

                        

Nenhum comentário: