sábado, 8 de novembro de 2008

Programação visual

O QUE É PROGRAMAÇÃO VISUAL/DESIGN?
A Programação Visual é um conjunto de técnicas que nos permite ordenar a forma pela qual se faz a comunicação visual. Por meio dela podemos dirigir, com um nível bastante razoável de segurança, o modo pelo qual o entendimento das imagens se processa.

O emprego da Programação VIsual/Design vem sendo feito há muito tempo, mas seu ensino sistemático começou somente em 1919, na Alemanha, com a fundação da Bauhaus. No Brasil isto se deu em 1963, com o advento da Escola Superior de Desenho INdustrial, ESDI, no Rio de Janeiro.

Em 1989 já existiam no Brasil vinte e uma escolas superiores com cursos de Programação Visual, colocando no mercado cerca de 250 profissionais por ano.

...

IDENTIDADE VISUAL

Quando um nome ou idéia é sempre representada visualmente sob determinada forma, podemos dizer que ela tem uma identidade visual.

Quando uma empresa que presta algum tipo de serviço, apresenta a mesma imagem em seus impressos, uniformes, veículos e etc., esta empresa tem uma identidade visual que, nestes casos, pode pode também ser chamada de identidade empresarial ou corporativa.

A identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que irão formalizar a personalidade visual de um nome, idéia, produto ou serviço. Estes elementos agem mais ou menos como as roupas, e as formas das pessoas se comportarem. Devem informar, substancialmente, à primeira vista.

Os elemntos que compõem uma identidade visual são basicamente quatro:

Os principais:

• LOGOTIPO - É a particularização da escrita de um nome. Sempre que vemos um nome representado por um mesmo tipo de letra (especialmente criado, ou não), isso é um logotipo.

• SÍMBOLO - É um sinal gráfico que, com o uso, passa a identificar um nome, idéia, produto ou serviço. Podemos classificá-los em 2 grandes grupos. Os abstratos e os figurativos.

SÍMBOLO ABSTRATO: Nada representa à primeira vista. Seu significado deve ser aprendido.

SÍMBOLO FIGURATIVO: Podem ser baseados em pictogramas, fonogramas ou ideogramas.

E os secundários:

• COR INSTITUCIONAL - Uma ou mais cores, que, sempre nos mesmos tons, são usadas na representação dos elementos institucionais. Algumas vezes passam, com o uso, a ter mais importância do que o logotipo e o símbolo.

• ALFABETO INSTITUCIONAL - É aquele empregado para escrever todas as informações complementares numa identidade visual. Numa empresa, por exemplo, seria aquele usado para escrever os textos nos impressos administrativos, folhetos, catálogos, etc. O alfabeto institucional complementa a identidade visual e lhe dá consistência.

Estes elementos são chamados de institucionais. Seu emprego, segundo um conjunto de normas e especificações, irá constituir uma identidade visual.

** ALGUMAS DÚVIDAS QUE PODEM SURGIR **

É grande a confusão na terminologia usada para definir alguns dos elementos institucionais.

Muita gente chama o símbolo de logotipo. Outros chamam de marca. Antes de ir adiante, é bom que fique bem claro que marca é um nome.

OUtra palavra que também é usada é logomarca. Podemos empregá-la como um sinônimo para logotipo.

Fonte: Strunck, Gilberto Luiz, 1948 - Identidade Visual: a direção do olhar / Strunck. Europa Emp. Gráf. Ed., 1989.

Nenhum comentário: