domingo, 30 de novembro de 2008

NATAL MPB

Natal MPB 

Algumas canções brasileiras que comemoram a época 

Sempre que chega o fim do ano, as emissoras de rádio abrem a gaveta

especial da música de Natal. Além das clássicas como "Noite Feliz" e "Toca o Sino", que têm versões em diversas línguas, também ouvimos muitas versões em português de canções pop internacionais sobre o Natal. Mas isso não quer dizer que os compositores brasileiros também não tenham escrito bastante sobre a data! Veja só alguns exemplos:

Durante a Era do Rádio, diversos sambistas falaram do Natal. Assis
Valente
, por exemplo, é o autor de "Boas Festas" ( "eu pensei que todo mundo/fosse filho de Papai Noel..."), escrita em 1932 e muito
regravada desde então, e de "Recadinho de Papai Noel", que ficou
famosa na voz de Carmem Miranda.

Um dos maiores nomes do samba, Adoniran Barbosa, tratou o tema com humor em "Véspera de Natal", que conta o episódio de um pai pobre que, para alegrar seus filhos, se veste de Papai Noel, mas fica preso na chaminé.

Na samba mais atual, o bom velhinho aparece em "Feliz Natal, Papai
Noel", composição de Martinho da Vila. Muitos outros nomes famosos da música brasileira atual também fizeram canções sobre a data, desde Roberto e Erasmo Carlos, autores de "Menino Jesus", até João Donato, mais conhecido como participante do movimento da Bossa Nova, que compôs "Depois do Natal", música de amor com tema natalino que já foi gravada, por exemplo, por Nana Caymmi e Djavan.

Na música pop, a banda Roupa Nova lançou um disco de músicas de Natal em 2007. Embora a maior parte das faixas seja composta por versões de músicas internacionais, o disco inclui "O Velhinho" ("botei meu sapatinho na janela do quintal/Papai Noel deixou meu presente de
Natal...", que também já foi gravada por Simone, Sandy & Junior, e muitos outros) e a canção que dá nome ao disco, "Natal todo dia", que também faz parte do repertório do sertanejo Sérgio Reis.   

Nenhum comentário: