sábado, 15 de novembro de 2008

ARTISTAS UNIDOS POR DIVERSIDADE CULTURAL


Movimentos contra o jabá e pela Lei dos Curtas entram em cena

Por Fabiano Skinner -

Dois movimentos estão prestes a revolucionar o desenvolvimento cultural do país; a luta dos músicos pelo fim do jabá - taxa que as rádios cobram das gravadoras para transmitir as musicas de artistas - e a luta dos cineastas e documentaristas pela volta da Lei dos Curtas. O movimento 'JáBasta', presidido pela cantora Bia Grabois, está promovendo um abaixo assinado no blog www.movimentopelofimdojaba.blogspot.com. De acordo com Bia "o jabá é um grande desrespeito à musica e ao povo brasileiro pois é uma prática de concorrência desleal que limita as opções do consumidor. O espaço das rádios e Tvs devem servir ao público com musicas boas e não com musicas para enriquecer e beneficiar A ou B".

Na área cinematográfica, a ABD-RJ (Ass. Brasileira de Documentaristas), ABRACI (Ass. Brasileira de Cineastas) e a Federação de Cine Clubes promoverão uma mobilização social a favor do cumprimento da Lei dos Curtas, que em seu Art. 1º diz: "Toda sessão cinematográfica comercial, de cuja programação constar filme estrangeiro de longa-metragem, deverá exibir, preliminarmente, filme brasileiro de curta-metragem".

No seu recém lançado documentário "A Batalha da ANCINAV", Noílton Nunes denuncia a luta dos cineastas em prol da criação da 'Agencia Nacional de Cinema e Audiovisual' e pela volta da Lei dos Curtas. Segundo Noílton, "as Tvs deveriam exibir filmes nacionais na 'Sessão da Tarde', 'da manhã', na 'Tela Quente', 'Morna', 'Fria', enfim em diversos horários, ao invés de promover o merchandising da indústria bélica com os filmes usualmente exibidos".

Orlando Senna, secretário do AudioVisual do Ministério da Cultura, afirma no filme que "nos EUA foi criada uma lei, em 1906, para regulamentar a entrada de filmes estrangeiros. Portugal e Espanha fizeram um decreto para que 5% do lucro das TVs sejam destinados ao cinema nacional". E aqui no Brasil o que foi feito? 

Nenhum comentário: