domingo, 16 de novembro de 2008

CUBA

Havana comemora 489 anos de fundação com tradições, restaurações e projetos

Dom, 16 Nov, 05h40

Havana, 16 nov (EFE).- Havana comemorou hoje seu 489º aniversário com festas e rituais centenários, como uma romaria em torno de uma ceiba, além do anúncio de novas obras de restauração de seu deteriorado centro histórico.

O historiador da Cidade de Havana (máxima autoridade de Havana Velha), Eusebio Leal, liderou ontem à noite o começo da cerimônia de El Templete, que lembra a primeira missa e o cabildo que marcaram a fundação da Villa de San Cristóbal de La Habana, em 1519, à sombra de uma ceiba.

Milhares de havaneses e estrangeiros que visitam o primeiro pólo turístico da ilha se juntaram à tradição de dar três voltas em torno da ceiba, árvore sagrada para muitos cubanos, e pedir a mesma quantidade de desejos.

Leal, encarregado de reformar Havana Velha e seus fortes da época da colonização espanhola, declarados Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em 1982, disse que as obras feitas este ano são "insuficientes".

Em Havana, cidade de 2,2 milhões de habitantes, há cerca de mil edificações "em estado crítico", nas quais vivem cerca de 26 mil pessoas, segundo fontes oficiais.

O historiador explicou que foram concluídas este ano as restaurações da Faculdade de Direito, da Casa Estudantil da Universidade de Havana e da Escola Nacional de Arte, e que houve mais de 100 obras em casas, com a participação dos próprios moradores.

No entanto, Leal destacou que o esforço é "imenso" por causa dos furacões e do mau tempo, que afetam muitas pessoas por causa da deterioração das casas.

O programa de comemorações pelo aniversário de Havana também incluiu uma festa artística com temática de folclore tradicional, danças africanas e espanholas, cantores líricos e trovadores.

Nenhum comentário: