terça-feira, 1 de setembro de 2009

O Nepotismo Está no Sangue



Quantcast

O nepotismo está no centro da atual crise no Senado. No início de junho vieram à tona os atos secretos. Depois descobriu-se que eles serviram para nomear parentes de senadores, especialmente de José Sarney, como no caso de seu filho e de uma sobrinha. Todos sabem que o nepotismo é uma prática nociva. Além de violar o princípio da igualdade, o nepotismo ainda contribui para a ineficiência administrativa. O que leva os políticos (e o cidadão comum) a favorecer parentes e pessoas próximas, mesmo quando a lógica é contrariada e a lei impede que isto seja feito?

Segundo os princípios da Psicologia Evolucionista, o nepotismo pode ser explicado através da teoria da Kin Selection, ou Seleção pelo Parentesco. Quando um indivíduo coopera com o sucesso de seus descendentes, está influenciando o sucesso da perpetuação de seus próprios genes. É a forma que nosso material genético “encontrou” para garantir sua continuidade.

A maioria dos animais sociais apresentam este traço comportamental determinado pela lógica da seleção natural. E o ser humano também procede de acordo com esta regra. Em nossas relações sociais, buscamos favorecer sempre nossos descendentes, parentes, amigos e pessoas próximas. É isso o que faz um político, quando contrata um parente. Contudo, quando existem certas normas sociais e morais que colocam outros princípios acima da individualidade, somos obrigados a desistir deste favorecimento. É isso que não faz um político, quando contrata um parente.

Nenhum comentário: