quarta-feira, 17 de junho de 2009

CARMA / KARMA

Assisti uma mensagem no computador uma vez que terminava com a seguinte frase "Mil fibras nos conectam com as outras pessoas e por essas fibras nossas ações vão como causas e voltam para nós como efeitos". Acho que é uma boa ilustração para esse post.



A lei da ação e reação - "o que vai, volta" - seria uma lei punitiva ou uma lei conciliadora?

A minha hipótese é de que ela apenas concilia os distúrbios que geramos no universo - mantendo-o em equilíbrio.

Vamos pensar...

Temos o livre-arbítrio para fazermos o que quisermos, assim como todo mundo. Porém, nossa liberdade é acompanhada por uma responsabilidade pessoal, a partir do momento que gera reações dos demais e do meio em que vivemos - que também são livres. Nesse sentido, podemos nos comparar como fazendo parte de um grande "mecanismo", que se auto-regula.

Quando fazemos escolhas egoístas, pensando que estamos nos beneficiando, podemos nos enganar. Nossa visão pode estar limitada e no imediato.

Reflita sobre o seguinte:
1- O que chamo de "eu"?
2- Qual é a extensão e complexidade das minhas relações?
3- O que é realmente o melhor para mim?

Só saberei o que é melhor para mim, quando discernir ou tomar consciência de quem sou e qual o poder e extensão das minhas relações e atitudes. E, mediante essa reflexão, verei que na verdade posso estar fazendo coisas contra minha própria natureza (mais ampla do que antes pensava).

Não sei se algum de vocês já viu em desenhos animados, quando o personagem lança uma bola muito forte e ela gira ao redor do mundo e geralmente acerta na bunda dele mesmo. É tipo isso, só que em idas e vindas muito mais complexas, envolvendo muito mais variantes.

Nesse sentido entramos no assunto controverso dos conceitos de amparar e obsediar.


Nenhum comentário: