segunda-feira, 20 de junho de 2011

Corrupção na FIFA: Ricardo Teixeira envolvido e Grande Mídia Esconde


Na segunda-feira, a TV Britânica BBC mostrou uma reportagem que revelou que o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, admitiu na Suíça pagamentos de propinas na FIFA, e mais ainda, disse que foi fechado um acordo para impedir a publicação dessas informações pelo tribunal de Zug, Suíça, no caso da ISL, que entre 1989 e 1999 foi a responsável pela venda dos direitos de televisão das copas do mundo. (O vídeo completo em Ingês pode ser visto aqui http://www.sportpost.com/video/view/FIFA+Footballs+Shame++Panorama+BBC )
Esse acordo também passou pelo ex-presidente da FIFA, João Havelange. Teria sido pago em propinas cerca de U$100 milhões.
Quando a ISL quebrou, ela quase levou a FIFA junto. Foi aberto um processo e foi constatado que o pagamento de propinas aconteceu dentro da entidade, e que a empresa de marketing esportivo ISL, era uma empresa laranja para tentar impedir que o esquema de corrupção fosse revelado.
Apesar de comprovado o pagamento de propinas, os depoimentos e culpados foram mantidos em sigilo, porque as partes chegaram num acordo e pagaram, uma multa de U$5,5 milhões. Na Suíça, quando existe um acordo, todos os detalhes do processo são mantidos em sigilo.
No total, o pagamento teria chegado a U$120 milhões durante os anos.
Ricardo Teixeira foi citado em uma CPI no Reino Unido por pedir favores para dar seu voto para a Inglaterra na escolha da sede da Copa de 2018.
Agora a pergunta, por que será que a grande mídia brasileira não noticia esse caso? Aliás noticiou como vocês podem ver aqui http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2011/05/apos-denuncias-blatter-tera-que-depor-ao-comite-executivo-da-fifa.html mas em nenhum momento cita Ricardo Teixeira ou João Havelange, que interessante não?
Seria a grande mídia brasileira um grande meio para mostrar casos de corrupção para os brasileiros? Ou será que só são investigados pela mídia brasileira os que são seus Inimigos?
Aqui está um vídeo do jornalista Andrew Jennings (responsável pela investigação) dando um recado ao povo brasileiro. Link do vídeo aqui.


Fonte: ESPN

Nenhum comentário: