sábado, 28 de maio de 2011

luis bunuel

Luis Buñuel foi um realizador de cinema espanhol, nacionalizado mexicano. Trabalhou com Salvador Dalí, de quem sofreu fortes influências na sua obra surrealista.




A obra cinematográfica de Buñuel, aclamada pela crítica mas sempre cercada por uma aura de escândalo, tornou-o um dos mais controversos cineastas do mundo, sempre fiel a si mesmo. Buñuel também influenciou fortemente a carreira do realizador conterrâneo Pedro Almodovar.



Luis Buñuel Portolés era filho de Leonardo Buñuel González, proprietário abastado que fizera fortuna em Cuba com um negócio de ferragens, e de María Portolés Cerezuela. Pouco depois, a família estabeleceu a sua residência em Saragoça, e só ia a Calanda durante a Semana Santa e nas férias de Verão. Luis era o mais velho de sete irmãos e irmãs, com quem teve uma infância feliz, saudável e despreocupada, em contacto com a rica natureza campestre da sua terra. Teve, desde cedo, uma grande sensibilidade em relação ao inusual e ao extraordinário, e facilmente se encantava com animais, plantas e fenómenos naturais, que observava atentamente, imbuído de uma religiosidade pagã. Foi também na infância que adquiriu um enorme fascínio pela morte, quando inadvertidamente, deparou com um burro putrefacto numa valeta.



Em 1908 viu o seu primeiro filme num cinema de Saragoça. Estudou num colégio de Jesuítas, cuja influência se faria sentir para o resto da sua vida. Com a adolescência, perdeu a fé, tornando-se anti-clerical e ateu, e, em 1915, foi expulso do colégio, tendo terminado os seus estudos secundários no Instituto de Saragoça.



Seus pais, ricos fazendeiros, lhe proporcionaram uma vida muito distanciada da realidade espanhola: estudos de música, verões em São Sebastião e Calanda. Estudou em Zaragoza em São Salvador e fez seus estudos universitários em Madri, na Residência dos Estudantes. Ali teve a oportunidade de embeber-se das correntes culturais e renovadoras do momento (o Jazz, o Darwinismo, o Comunismo...) e de conhecer Dali e Lorca. Licenciou-se em Filosofia e letras ainda que seu objetivo fosse escrever poesia.

Mudou-se para Paris, onde arranjou diversos trabalhos relacionados ao cinema, incluindo um emprego como assistente de Jean Epstein. Interessado pela obra de André Breton e o movimento surrealista, o incorporaran no cinema ao realizar sua obra-prima, "Um cão andaluz" (1928), em colaboração com Salvador Dalí. Em Paris também conheceu sua mulher, a ginasta Jeanne Rucar com quem viveu toda sua vida.

Ao regressar à Espanha não dirigiu nenhum filme, a não ser um documentário: "Terra sem pão" (Las Hurdes Tierra sin Pan, 1932), a cuja produção se dedicou.

Ao estourar a guerra civil na Espanha, emigrou aos Estados Unidos onde trabalhou no Museu de Arte Moderna como dublador para a Warner Bros. A oportunidade de dirigir de novo chegou no México. E ali, com 46 anos começou a realizar filmes de maneira estável pela primeira vez. Filma clássicos como "Os esquecidos" (Los olvidados, 1950), que lhe rendeu o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes. O prestígio destes filmes lhe deu reconhecimento mundial e no início da década de 1960 o General Franco o convidou a voltar à Espanha. Aí filmou "Viridiana", um manifesto anti-católico que acabou por ser proibido na Espanha acusado de blasfêmia, apesar de ter ganhado a Palma de Ouro também no Festival de Cannes. A partir de então as viagens à Espanha e à França foram constantes. Realizou seus últimos filmes, os mais conhecidos, na França, em colaboração com o produtor Serge Silberman e o escritor Jean-Claude Carrière, entre eles "O discreto charme da burguesia" (Le charme discret de la bourgeoisie, 1972) e "O fantasma da liberdade" (Le fantôme de la liberté, 1974). Faleceu na Cidade do México aos 83 anos de idade.

Diretor

Esse Obscuro Objeto do Desejo 18 #

O Fantasma da Liberdade 49 #

O Discreto Charme da Burguesia 6 #

Tristana, Uma Paixão Mórbida 4 #

A Via Láctea 63 #

A Bela da Tarde 56 #

O Anjo Exterminador 25 #

Viridiana 3 #

Nazarin 0 #

A Morte Neste Jardim 4 #

Ensaio de um Crime 3 #

As Aventuras de Robinson Crusoé 5 #

A Ilusão Viaja de Bonde 2 #

Escravos do Rancor 17 #

Os Esquecidos 0 #

Una mujer sin amor 1 #

O Bruto 2 #

Susana 0 #

A filha do engano 0 #

Gran Casino 6 #

Terra Sem Pão 207 #

Um Cão Andaluz 5 #

Simão do Deserto 0 #

Subida ao céu 1 #

A Adolescente 8 #

O Alucinado 5 #

Diário de uma Camareira 29 #

A Idade do OuroRoteirista em 11 #

Esse Obscuro Objeto do Desejo 18 #

O Fantasma da Liberdade 49 #

O Discreto Charme da Burguesia 6 #

Tristana, Uma Paixão Mórbida 4 #

A Via Láctea 63 #

A Bela da Tarde 56 #

O Anjo Exterminador 25 #

Viridiana 3 #

Nazarin 0 #

A Morte Neste Jardim 4 #

Ensaio de um Crime 3 #

As Aventuras de Robinson Crusoé 2 #

Escravos do Rancor 17 #

Os Esquecidos 0 #

Una mujer sin amor 1 #

O Bruto 2 #

Susana 6 #

Terra Sem Pão 207 #

Um Cão Andaluz 13 #

A Queda da Casa de Usher 5 #

Simão do Deserto 0 #

Subida ao céu 8 #

O Alucinado 5 #

Diário de uma Camareira 29 #

A Idade do OuroProdutor em 6 #

Tristana, Uma Paixão Mórbida 6 #

Terra Sem Pão 207 #

Um Cão Andaluz

Artistas com quem mais trabalhou

Jean-Claude Carrière

Luis Alcoriza

Julio Alejandro

Oscar Dancigers

Fernando Rey

Michel Piccoli

Bernard Musson

Julien Bertheau

Francisco Rabal

Milena Vukotic

Nenhum comentário: